No final da tarde desta Quarta-feira (13) o Whatsapp saiu parcialmente do ar, perdendo temporariamente funções como mandar fotos, postar novas atualizações de status, mandar áudio, dentre outras. Imediatamente começaram a ser divulgadas notícias falsa. Essas noticias afirmavam que o acontecimento tinha relação com o atentado na escola de Suzano, onde dois jovens entraram em uma escola armados e mataram oito pessoas, além de tirar suas próprias vidas. Mas essa noticia é completamente falsa! Entenda o que realmente aconteceu.
A verdadeira causa da maior instabilidade da história do facebook foi uma mudança nos servidores que acabou os desestabilizando e fazendo milhões de pessoas ficarem sem conexão. Mais cedo o facebook publicou um aviso na sua conta oficial do twitter afirmando que o problema não tinha relação com um ataque DDoS.
A instabilidade que afetou as redes sócias de Mark Zuckerberg se deu início por volta das 12h, segundo ao site DowDetector, que avalia as conexões em tempo real por volta de 6h já eram mais de 10 mil usuários que reclamavam sobre o ocorrido.

Além desse problema, usuários que tentavam entrar no Facebook se deparavam com uma mensagem de erro, junto com uma mensagem que afirmava que a plataforma estava trabalhando para arrumar o erro o mais rápido possível.
Hoje, no início da tarde, o Facebook usou sua conta oficial no twitter para anunciar o motivo da instabilidade, que como citado acima, foi uma mudança de servidores.
“Ontem, como resultado de uma mudança na configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas para acessar nossos aplicativos e serviços. Agora resolvemos os problemas e nossos sistemas estão se recuperando. Lamentamos muito o inconveniente e agradecemos a paciência de todos.
Se você já estivesse logado no Facebook, não haveria problemas, você podia criar novos posts, adicionar novas historias. Mas em alguns casos o Instagram não carregava fotos ou vídeos nem computava novos likes ou comentários.
Veja o grafico de reclamações abaixo que mostra as reclamações feitas por usuários no site DowDetector, e mostra um pico de reclamações as 23:00 horas de 1414 reclamações.

O Brasil não foi o único país afetado pelo problema nas redes sociais, países como a Itália, nova Zelândia, Polônia e estados unidos